Related Posts with Thumbnails

Foo Fighters

Postado por Geriel Barros terça-feira, 4 de agosto de 2009


Foo Fighters é uma banda de rock dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995, após a dissolução de sua antiga banda, o Nirvana, ícone do “som de Seattle” (vulgo “grunge”). Seu nome é uma referência ao termo “foo fighter”, usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, também conhecidos por UFOs (em português, OVNIs).






A banda surgiu a partir de Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana. Com o suicídio do líder, Kurt Cobain, ocasionando o encerramento da banda, Grohl se viu incentivado a montar sua própria banda com as canções que havia composto ainda na época do Nirvana.
Digite aqui o resto do post

Ainda em 1994, Grohl entrou em estúdio para gravar suas composições, a fim de divulgar o trabalho da nova banda. Ele gravou o som de todos os instrumentos e atacou também como vocalista. Depois de distribuir cópias da gravação, várias gravadoras ficaram interessadas no trabalho do ex-Nirvana, mas quem venceu foi a Capitol Records.

Com contrato assinado e um grupo para formar, Grohl começou a recrutar os outros integrantes para sua banda. William Goldsmith foi convidado para assumir a bateria, Nate Mendel o baixo e Pat Smear a guitarra. O nome da banda foi inspirado nos aviões da Segunda Guerra Mundial, que teriam travado batalhas com discos voadores.


Com esta formação o Foo Fighters lançou o primeiro trabalho auto-intitulado, em 1995. O álbum recebeu certificação de Disco de Platina nos Estados Unidos e Canadá, emplacando sucesso principalmente com os hits “This Is a Call” e “Big Me”.

Um ano depois, Goldsmith deixa a banda durante as gravações do segundo disco. Grohl, então, assume a bateria para gravar o novo trabalho, até que fosse encontrado um substituto para Goldsmith. Para o lançamento do álbum, em 1997, a banda já tinha um novo baterista: Taylor Hawkins, ex-integrante da banda de Alanis Morissette. Ainda neste ano, o guitarrista Smear deixa a banda, dando brecha para a entrada de Franz Stahl.

O segundo disco chamou-se “The Colour and The Shape”, e teve como músicas de trabalho as faixas “Monkey Wrench”, “Everlong”, “My Hero” e “Walking After You”. O álbum conquistou três vezes o Disco de Platina, um nos Estados Unidos, outro na Austrália e o terceiro no Canadá. Este é considerado, por muitos fãs, o melhor álbum da banda.

O terceiro disco do Foo Fighters veio em 1999 sob o título “There Is Nothing Left to Lose”, e os singles foram “Learn to Fly”, “Stacked Actors”, “Generator”, “Breakout” e “Next Year”. A partir deste trabalho, o grupo conta com um novo guitarrista, Chris Shiflett, ex-integrante do No Use For A Name.

Em 2001, a banda terminou a gravação do próximo álbum “One By One”, que só foi lançado em 2002, pois Grohl resolveu adicionar novas faixas e reformular o disco. Ainda em 2001, Grohl participou como baterista convidado das gravações de “Songs For The Deaf”, disco da banda Queens of The Stone Age.

O ano de 2002, então, é marcado pelo disco “One By One”, tornando as faixas “All My Life”, vencedora do Grammy 2003 por Melhor Música de Rock, e “Times Like These” hits internacionalmente consagrados.

Três anos depois a banda lançou o álbum duplo “In Your Honor”, em comemoração aos 10 anos de carreira. Um disco era composto por músicas gravadas em estúdio e o outro com músicas na versão acústica. As principais faixas foram “DOA” e “Best of You”.

Em 2007, o disco “Echoes, Silence, Patience & Grace” chega às lojas, marcando com o sucesso de canções como “The Pretender”, “Long Road to Ruin”, “Cheer Up, Boys (Your Make Up Is Running)” e “Let It Die”. Esta última trazia provocações ao casal Kurt Cobain, ex-vocalista do Nirvana, e Courtney Love, revoltando alguns fãs da extinta banda.

No ano de 2008, o grupo lança “Let it Die”, um EP com quatro faixas: “Keep the Car Running”, cover do Arcade Fire, e “Let it Die”, lançada no álbum anterior, “IF Ever” e uma versão demo de “Come Alive”.

VIA: muitamusica.com

0 comentários

Postar um comentário

Parceiros

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

Rapidinhas

Video da semana

Colunas