Related Posts with Thumbnails

Supergrass

Postado por Geriel Barros quarta-feira, 29 de julho de 2009



O Supergrass é uma banda inglesa com todas características e influências das velhas bandas inglesas que, aliás, é coisa rara hoje em dia. Power trio originário da cidade de Oxford, tem como centro pensante Gaz Coombes que, junto com o baterista Danny, iniciaram a história desta banda de pouca repercussão no Brasil, embora já tenham tocado por aqui.





Formado pelo guitarrista e vocalista Gaz Coombes, pelo baixista Mickey Quinn e pelo baterista Danny Goffey, o Supergrass lançou seu primeiro single, Caught by the Fuzz, no final de 1994 pelo selo Backbeat. O sucesso do single ´obrigou´ a Parlophone a assinar com a banda logo depois e a relançar o single. O single causou um certo rebuliço na imprensa musical inglesa.


O segundo single, Mansize Rooster, foi lançado em 1995 chegando às paradas, assim como Lenny, lançado um pouco antes do álbum de estréia da banda, I Should Coco.

I Should Coco chega às lojas em maio de 1995 causando furor na imprensa especializada e batendo no top 10 britânico. A popularidade do grupo cresce espantosamente principalmente depois do lançamento do single Alright/Time, mantendo-se entre os três primeiros da parada durante um mês, o single puxou o álbum para o primeiro posto logo em seguida. I Should Coco é lançado nos Estados Unidos três meses depois, graças a ajuda da MTV que incluiu o vídeo de Caught by the Fuzz na programação, contribuindo para as boas vendas em território americano.

Dois anos depois sai In It For The Money, aclamado pela crítica, mas que não atingiu os fãs como o trabalho de estréia. Com uma pequena mudança nos rumos musicais, deixando os arranjos mais sofisticados, o Supergrass mergulha na psicodelia, ´abusando´ dos teclados e dos wah-wah. O segundo álbum do Supergrass não trás nenhum super hit como Alright ou Caught by the Fuzz, mas contribui com Sun Hits the Sky e Tonight entre outras canções mais introspectivas, esquecendo um pouco o humor juvenil de sua estréia.

Passam-se outros dois anos e o grupo lança seu terceiro, e homônimo, álbum. Considerado o mais fraco da carreira da banda, este terceiro disco mantém a opção de dificultar a vida dos fãs, e se transforma em um caleidoscópio musical. Vemos uma banda um pouco mais interiorizada, preguiçosa as vezes, mas alguns bons momentos podem ser pinçados como What Went Wrong (In Your Head) e Beatiful People, mas ainda sim tentando resgatar o frescor de I Should Coco em Jesus Came From Outta Space, mas não alcança a aclamação dos dois álbuns anteriores.

As pazes com a crítica especializada acontece em 2002, quando lançam Life on Other Planets. O álbum é um retorno a boa forma e ao bom humor de I Should Coco, sendo considerado uma perfeita mistura entre a leveza do disco de estréia e a musicalidade de In it fot The Money. A mistura de Elvis Presley com Spinak Tap, mais T-Rex contribui para a produção de um álbum extremamente inspirado e que, já em 1999, antevia o que os Strokes fariam em Is This It?

Demora outros três anos para lançarem um novo álbum, mas a espera vale a pena, Road to Rouen, lançado em 2005, é considerado um dos melhores discos do ano por vários jornalistas em todo o mundo. O álbum foge totalmente daquele Supergrass que, aqui no Brasil, ficou conhecido apenas pela canção Alright. Beirando o rock progressivo, com pitadas de glam rock, Roud to Rouen é o atestado da maioridade da banda, mas novamente passa longe das rádios.

VIA: dropmusic

1 Responses to Supergrass

  1. Anonymous Disse:
  2. MASSA !!!

     

Postar um comentário

Parceiros

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

title
Title

Description

Rapidinhas

Video da semana

Colunas